SIP São Paulo

Orçamento Empresarial → Estratégias Para Amplia-lo!

Planejar um novo cenário para melhorar o desempenho e o orçamento de sua empresa, permitirá novas oportunidades, assim como o crescimento do seu negócio de forma segura.

Fechar um orçamento é basicamente um palpite com base no desempenho passado e aplicado as metas futuras.

Os dados aumentam a visibilidade do desempenho organizacional, levando ao alcance de meta que influenciam diretamente a criação de receita, lucro e a redução de despesas.

O planejamento de cenários, pode ajudar as empresas a manter suas estimativas no caminho certo e atingir seus objetivos.

Portanto, analise as possíveis situações, mostrando como essas ações podem afetar uma organização e a capacidade de atingir suas estratégias.

Orçamentos são Reais?

Existem inúmeras falhas no processo orçamentário de uma instituição.

Uma das principais causas, é a incapacidade de perceber o que ocorre no orçamento, entre receitas e lucros empresariais.

O orçamento não tem influência sobre o que acontecerá dentro do mercado ou até mesmo dentro de sua própria organização.

No entanto, a gerência espera que os chefes de divisão ou proprietários de processos, deduzam uma estimativa financeira.

As estimativas são ações que devem ser tomadas diariamente, para alcançar os resultados projetados.

Geralmente, os gerentes de níveis inferiores auxiliam no processo orçamentário uma vez por ano, conforme exigido pelos gerentes seniores.

Por isso, se concentre em ações que geram resultados reais e com pessoas que possam se identificar.

Concentre-se no Sucesso

Os orçamentos são normalmente gerenciados pela financeira, e na maioria das vezes, o principal foco é torná-los preciso.

No entanto, pegue todas as receitas e despesas, para que possa guiar as ações esperadas.

Pense sempre no crescimento de alguma ação ou produto específico, e também no que pode ser melhorado.

A medida que você se torna mais sofisticado, adicione uma produtividade organizacional em cada departamento, influenciando cada item de linha.

Dessa forma, é importante que entenda o que torna seu orçamento mais viável. Do mesmo modo, impulsionando seus negócios para um sucesso financeiro.

Identifique os Impulsionadores

O desempenho financeiro, é um resultado do que foi feito no passado.

Dessa forma, se soube trabalhar bem financeiramente terá bons resultados, caso contrário, comece tudo de novo.

Comece mudando ações que não deram bons resultados e inicie a expansão do seu negócio com atitudes diferentes, como:

  • Altere preços de forma mais eficaz;
  • Monte um plano para aumentar suas vendas;
  • Mude seus produtos deixando-os mais atraentes;
  • Melhore o processo de vendas e as taxas de conversão;
  • Faça eventos para que aumente o número de consumidores.

Esses direcionadores de desempenho também podem ser orçados e seriam diferentes para cada departamento.

Lembre-se, que o marketing gera interesse, as vendas geram clientes, as operações satisfazem as necessidades e o atendimento ao cliente.

O impacto de cada departamento no sucesso dessas metas, devem ser definidos e medidos.

Quebre a mentalidade de uma vez por ano

A medição dos fatores de desempenho não pode ser um evento anual, pois, a organização deve tornar-se proativa para gerar resultados futuros.

As metas de uma organização e as maneiras como cada funcionário pode influenciar sua conquista, permite que os funcionários vejam claramente como suas decisões diárias afetam o desempenho financeiro.

Isso torna a organização mais eficaz e mais reativa às mudanças necessárias!

Em função disso, a empresa deixa o processo de orçamento anual para adotar algo mais parecido com um orçamento perpétuo.

Tenha em mente, que o processo orçamentário anual dá à administração uma sensação de segurança – embora falsa.

Dessa forma, haverá equilíbrio para aumentar as esperanças da organização de que o próximo ano seja melhor – pensado  no orçamento financeiro.